Subscribe:

Ads 468x60px

31 de maio de 2014

TANGARÁ DA SERRA: José Nathan Lima de é novo campeão brasileiro ciclismo

Nathan, o primeiro à esquerda,
das brincadeiras para o campeonato nacional,
o último de campeão brasileiro Velocidade Olímpica
José Nathan Lima dos Santos tinha apenas 11 anos quando começou a transformar o prazer de andar de bicicleta em um compromisso mais sério. Franzino, em 2010 entrou quase que de brincadeira nas competições da sua cidade, Tangará da Serra, mas acabou descobrindo sua vocação e foi descoberto. Hoje, atleta da Associação de Ciclismo Tangaraense (ACT), o garoto é orgulho da cidade. O primeiro mato-grossense a ser campeão brasileiro de Velocidade Olímpica.


A afinidade com o esporte chamou a atenção de quem entendia do assunto em tangará logo de cara. Um dos grandes incentivadores do esporte no estado, o técnico e presidente da ACT, José Aldo, com um olhar privilegiado, não demorou muito para avaliar o potencial de José Nathan. O garoto franzino era sim um talento raro. Ele nasceu em Aracaju, em Sergipe, mas veio com a família para Tangara da Serra com dois anos de vida. Criado nas ruas da cidade, ele é hoje uma das principais promessas do País no ciclismo olímpico de velocidade.

Preparado por José Aldo e pelo ciclista Ricardo Poloni, com vasta experiência internacional, Nathan começou suas participações em provas estaduais e nacionais. Já no seu primeiro ano, mostrou a que veio. Em uma disputa com nove etapas, o atleta da ACT conquistou o 4º lugar no ranking brasileiro e vice-campeão estadual. Em 2012 melhorou suas marcas alcançando o 2º lugar no brasileiro e levou também o título de campeão estadual. No ano seguinte, repetiu a dose em Mato Grosso, mas perdeu uma posição no ranking nacional.

Mesmo com excelentes resultados, o atleta intensificou sua preparação física e técnica. O trabalho duro deu resultado. Na última segunda-feira (27), José Nathan se tornou o primeiro atleta de Mato Grosso a conquistar o título de campeão brasileiro na prova de Velocidade Olímpica, disputado em Maringá, no estado do Paraná.

Os resultados de Nathan impressionam e comprovam a qualidade do trabalho feito em Tangará nos últimos anos. Assim como o garoto franzino de 2010, a expectativa dos tangaraenses é fazer novos atletas, novos talentos e novos campeões no esporte que mais se populariza no Brasil neste século.

O bom exemplo de Tangará é fruto da capacidade técnica da ACT e do engajamento da poder público da cidade, quem em 2009 passou a investir na preparação dos atletas. Para o presidente da associação, uma prova concreta de que se houverem investimentos, os resultados vão beneficiar sempre os cidadãos.

Todo o trabalho da ACT é apoiado pelo programa de convênios com associações, criado na Secretaria Municipal de Esportes, na época comandada pelo hoje secretário adjunto de Esportes do Estado, o vereador Wellington Bezerra.


“Hoje estamos recebendo a maior prova de que se tivermos apoio e investimentos necessários é possível se produzir ótimos cidadãos e por conseqüência campeões no esporte” disse o Presidente da ACT José Abdo Sotello.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates