Subscribe:

Ads 468x60px

14 de junho de 2014

ABUSO DE PODER: Prefeita nomeia mãe como secretária municipal


A nova prefeita de Barra do Garças, Andréia Santos (PR), já assumiu o comando da cidade causando polêmica. A republicana escolheu sua mãe, a empresária Maria das Dores de Almeida, para comandar a secretaria municipal de Ação Social.

A portaria de nomeação foi assinada na última quarta-feira (11), um dia após Andréia ser empossada prefeita, e causou surpresa no meio político. Acontece que a legislação federal não permite a nomeação de parentes em cargos de primeiro e segundo escalão do Executivo, seja municipal, estadual ou federal. A única exceção é para as primeiras-damas, que, tradicionalmente, comandam Pastas de Assistência Social.

Diante disso, a tendência é que a prefeita recém-empossada seja acusada de praticar nepotismo.

Andréia Santos e o vice-prefeito José Maria Alves Vilar (PP) tomaram posse na última terça-feira (10), em uma solenidade no saguão da Câmara de Barra do Garças.

A republicana assumiu o posto deixado por Roberto Farias (PSD), cassado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubar uma liminar que revertia uma decisão que o tornou inelegível em 2010.

O social-democrata foi acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação quando candidato a deputado federal, em 2010. À época, a inelegibilidade tinha previsão de valer pelo período de três anos.

Beto Farias, como é conhecido, recorreu e conseguiu a liminar que o permitiu disputar a eleição para prefeito de Barra do Garças em 2012. Neste ano, no entanto, o TSE julgou o mérito de seu recurso e mudou o entendimento anterior, tornando-o inelegível mais uma vez.

Foi o PR quem acionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que fizesse a decisão do TSE ser cumprida. Diante disso, Beto Farias foi cassado e Andréia, segunda colocada no pleito, empossada em seu lugar.


Beto e Andréia são primos, mas pertencem a grupo políticos adversários. Ela é filha do ex-prefeito de Barra do Garças Wanderlei Farias (PR).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates